data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A semana começou chuvosa em Santa Maria e trouxe um pouco de alívio aos agricultores que esperavam pela umidade para começar o plantio da soja. Nesta segunda-feira, o acumulado chegou a 31 milímetros nos bairros João Goulart e Lorenzi, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os dados são das 17h desta segunda.
Prefeitura manda parar demolição de imóvel histórico na Rua Coronel Niederauer
Com isso, até agora, já choveu 71 milímetros no mês de outubro da cidade, o que representa 41% da média histórica para o mês, que é de 173mm. A instabilidade deve continuar durante a noite desta segunda e manhã de terça-feira. Mas, além disso, não há perspectiva de mais chuva até o final do mês.
Conforme a Somar Meteorologia, a chuva é resultado de uma frente fria associada ao ciclone extratropical que se formou no sul do continente e passou a atuar no Rio Grande do Sul. Ainda há chances remotas de temporais isolados com algumas áreas, com trovoadas e rajadas de vento de intensidade moderada.
Na terça, segue a possibilidade de pancadas isoladas, mas, ao longo do dia, a entrada de uma nova massa de ar seco e frio afastará a nebulosidade e provocará diminuição das temperaturas. Na quarta-feira, a frente fria se afasta de vez, e o tempo firme passa a predominar. A temperatura deve cair ainda mais durante a semana, chegando a 10ºC na sexta-feira.
Mesmo com a chuva dos últimos dias, meteorologistas alertam para a previsão de pouca chuva e má distribuição dos acumulados nos meses de novembro e dezembro, o que já causa preocupação dos agricultores para a próxima safra de grãos.
PREVISÃO DE TEMPERATURA
TERÇA
- Mínima: 15ºC
- Máxima: 24ºC
QUARTA
- Mínima: 15ºC
- Máxima: 28ºC
QUINTA
- Mínima: 13ºC
- Máxima: 22ºC
SEXTA
- Mínima: 10ºC
- Máxima: 20ºC